Saiba quem foi Karl Barth e porque ele é considerado o maior teólogo do século XX

Karl Barth

Nascido em 10 de maio de 1886 em Basiléia, Suíça, Karl Barth se tornou um dos teólogos mais importantes do século XX e hoje vamos falar sobre sua trajetória.

Sem dúvidas, a pesquisa realizada pelo teólogo suíço mudou a forma como a Igreja Protestante passou a entender pontos importantes do cristianismo.

Mas para chegar a se tornar um estudioso tão importante, Barth precisou dedicar toda a sua vida à Palavra de Deus e enfrentou momentos de perigo ao defendê-la.

Por isso, podemos dizer que a obra teológica de Barth traz muito de sua base religiosa como uma pessoa criada na Igreja Reformada Suíça, mas também sobre suas vivências pessoais como alguém que viveu na Europa na era mais triste da história mundial.

Filho de um professor de teologia especializado no Novo Testamento, Bath seguiu os caminhos do pai e foi cursar teologia  em Berlim (Alemanha) em 1909. Ali ele passa a receber toda a influência de Adolf von Harnack e da teologia liberal.

Esses pontos são importantes de serem citados porque vão interferir totalmente na forma que o estudante passará a escrever sobre assuntos religiosos em seus livros e artigos.

Mas a vida desse importante teólogo não se baseia apenas no que ele estudou e escreveu, mas também em tudo que viu ao longo da sua vida..

Um exemplo foi quando ele foi expulso da Alemanha pelo regime nazista, em 1935, quando ele já era professor de teologia, e teve que voltar para a Suíça.

Esse episódio na vida de Barth é importante porque ele enfrentou o regime nazista em defesa da fidelidade do Evangelho, combatendo as ideias de Hitler.

Suas ideias sobre o quanto a Palavra de Deus era incompatível com a ideia de uma raça superior foi usada para a  “Declaração de Barmen”, uma carta aberta com 30 pontos que refutou, de forma teológica, toda a pretensão do nazismo de controlar a Igreja, de expulsar  pastores de ascendência israelita, entre outros pontos.

Barth morreu em sua cidade natal, Basel na Suíça, em 11 de dezembro de 1968 aos 82 anos.

Porque as obras de Karl Barth são relevantes

Há vários escritos de Karl Barth que são importantes para o estudo da teologia, sendo um deles exegese da Epístola do apóstolo Paulo aos Romanos [“Der Römerbrief”] publicada em 1919.

Nessa obra, o autor apresenta uma nova perspectiva na forma de interpretar o texto bíblico e sua visão sobre o livro de Romanos foi adotada por igrejas Reformadas e Luteranas.

Os comentários dele sobre o livro bíblico foram tão importantes que criaram o que chamamos hoje de “escola dialética”, substituindo a interpretação filológica e história da Bíblia pela exposição ‘dialética’ e mais profunda sobre o texto bíblico.

É por isso que a Carta aos Romanos de Karl Barth é considerada como o texto mais representativo da teologia dialética.

Esse é um estudo tão enriquecedor que, em 2019, as igrejas reformadas da Suíça e da Alemanha celebraram os 100 anos do livro durante o “Ano de Barth”.

Além dessa obra, outros escritos desse importante teólogo tiveram grande relevância para os estudos da Bíblia.

As cartas que foram anexadas na Dogmática Cristã [“Die Christliche Dogmatik] também traduzem bem o quanto o que ele estudava e vivenciava poderia ser utilizado para entender e ensinar as Escrituras.

As cartas tratam de assuntos diversos como a criação divina, onde Barth analisará Gênesis 1 e 2 e fará uma abordagem exegese na carta “A obra da criação” publicada em 1945.

Em 1948 ele publica a carta “A criatura”, trazendo a doutrina cristão do homem, uma antropologia teológica.

Outros assuntos foram tratados na Dogmática Cristã que pontua assuntos que hoje são verdades absolutas para cristãos do mundo todo.

Foi dos estudos de Karl Barth que entendemos, por exemplo, que Deus é Deus, que o mundo é mundo, mas é um mundo amado por Deus e que Deus encontra o mundo em sua Palavra, em Jesus Cristo.

Como conhecer mais sobre Karl Barth

Se você é estudante de teologia ou tem curiosidade de aprender mais sobre a interpretação bíblica adotada nas igrejas reformas, há vários livros do autor que te nortearão pelo caminho.

Entender como o entendimento da igreja foi mudando ao longo dos anos é importante não apenas para quem está em formação teológica, mas também para quem deseja conhecer a Palavra de Deus.

Os ricos estudos feitos por Barth no século XX estão cada vez mais atuais dentro da visão cristã protestante.

Assuntos como o batismo e o discipulado, por exemplo, sofreram grandes transformações desde que este autor se debruçou na bíblia e em outros estudos para encontrar uma visão bíblica possível.

Quer começar a ler sobre este autor e não sabe por onde começar? Há duas obras importantes que não devem ficar de fora da sua lista de leituras.

Uma delas é a coleção “Dogmática Eclesiástica” contendo todas as cartas escritas por Karl Barth entre os anos de 1927 a 1959.

O livro é uma coletânea dos pensamentos do teólogo suíço e se destaca entre outros por conter uma tradução de fácil compreensão.

A famosa “Carta aos Romanos” também está disponível em português e você poderá estudar com esta obra teológica que moldou a teologia contemporânea.

Esta obra é mais do que um comentário sobre o livro bíblico, se tornando um  tratado teológico que derrotou o liberalismo neokantiano do século passado.

Há muitos outros estudos de Karl Barth que devem fazer parte da sua coleção, entre eles o “Chamado ao Discipulado”, “Batismo em Diferentes Visões”, “Credo – Comentários ao Credo Apostólico”, “A Proclamação do Evangelho” e outros.

Depois de aprender sobre as visões do autor, sua forma como interpretar e vivenciar as Escrituras será completamente diferente.

Não é por menos que ele se tornou o maior teólogo do século XX e suas pesquisas são relevantes até os dias de hoje.

Por conhecer a importância desse estudioso e como sua visão teológica mudou as igrejas reformadas, a livraria cristã Gospel Goods trouxe os melhores livros e coleções de Karl Barth em língua portuguesa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook