Entenda o que é tipologia bíblica

Paisagem

A tipologia bíblica é o estudo que vai te ajudar a entender os símbolos da Palavra de Deus que te impedem de compreender as Escrituras.

A Bíblia é um livro histórico e traz mensagens espirituais que, para serem decifradas, precisam ser estudadas.

Os símbolos bíblicos podem gerar dúvidas em quem está aprendendo as Escrituras e, para compreendê-los, é necessário elucidar vários pontos importantes.

Se você está estudando a Bíblia e precisa de apoio para decifrar esses símbolos proféticos, fique atento ao que vamos te ensinar.

Neste texto você saberá o que é tipologia, porque você deve estudar este assunto e ainda conhecerá dois livros com todas as informações necessárias para te ajudar nesse processo de conhecimento.

O que é tipologia bíblica

A tipologia bíblica vai te apontar “tipos”, ou seja, representações do Antigo Testamento que são apontadas no Novo Testamento.

Ela não pode ser confundida com as ilustrações ou analogias, pois são citações diferentes.

Enquanto as ilustrações e analogias são resultados do estudo homem, as tipografias são totalmente espirituais.

Para você entender a diferença, confira o exemplo:

A história de José de humilhação e honra pode ser comparada com a de Jesus, que também foi humilhado e, depois, foi honrado na ressurreição.

Mas as duas histórias não podem ser chamadas de “tipo”, mas sim de ilustração.

O “tipo” seria uma representação do passado de algo que aconteceria no futuro. O exemplo deste caso seria o tabernáculo do Antigo Testamento também citado em Hebreus. Assim como o sumo sacerdote que entrava no Santo dos Santos para derramar o sangue da redenção, Jesus derramou o próprio sangue.

Ou seja, dizemos que é um “tipo” uma representação de algo “típico” de Jesus, quer seja um objeto ou um evento que venha a demonstrar alguma qualidade de Cristo.

Mas além dos tipos que são representações de Cristo, temos outros ao longo de toda a Bíblia e identificá-los exige muito estudo.

É por isso que cada vez mais pessoas estão procurando informações sobre esta matéria, buscando na internet formas de conhecer mais sobre esses simbolismos espirituais que permeiam as Escrituras.

Talvez você esteja curioso sobre quantos símbolos é possível encontrar na Bíblia e ficará encantando com o que descobrirá.

Porém, precisamos adiantar que o estudo exige muita atenção e que você precisará de apoio para reconhecer essas situações sem confundi-las com as ilustrações que também encontramos no texto bíblico.

Por que aprender sobre tipologia?

Quem está em processo de conhecer a Bíblia precisa se atentar para a tipologia sim.

Tanto se o seu estudo for para criar pregações concretas, quanto para quem está estudando teologia.

Você que não ministra e nem pretende ser teólogo também pode ter o interesse de saber mais das Escrituras e procurar reconhecer e apontar esses tipos ao longo dos 66 livros.

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento se misturam em várias partes do texto bíblico, uma mensagem validando a outra.

Através da tipologia bíblica você conseguirá fazer essas associações e terá muito mais clareza sobre o que os símbolos representam.

Mas aprender sozinho não é tarefa fácil, você terá que ter uma bíblia de estudo ou até mesmo adquirir livros de tipologia.

Como são muitos detalhes, a orientação é indispensável. Isso quer dizer que você pode ter um professor para te ajudar a aprender sobre os símbolos bíblicos.

Outra forma interessante de estudar é tendo acesso a livros que possam te mostrar como identificar e entender esses símbolos espirituais.

Talvez você esteja procurando informações profundas sobre a tipologia bíblica ou até mesmo um curso sobre isso.

Você precisará desse conhecimento em várias fases da sua vida cristã, ainda que não tenha interesse ministerial.

Motivos para aprender os símbolos espirituais

Quanto mais conhecemos a Bíblia, mais nos aproximamos de Deus.

Por isso, queremos te apresentar alguns motivos para você estudar este assunto e começar o mais rápido possível a se envolver com a Palavra.

Motivos para estudar tipologia bíblica:

  • Aprender a reconhecer os símbolos espirituais
  • Fazer ligações entre o Antigo e Novo Testamento
  • Aumentar seus conhecimentos sobre as Escrituras
  • Ter mais clareza sobre o texto bíblico
  • Fazer pregações com mais coerência
  • Poder interpretar revelações bíblicas
  • Poder ensinar a Palavra de Deus
  • Tirar suas dúvidas sobre as características de Cristo

Esses motivos servem tanto para teólogos, quanto pregadores. Mas você que é curioso e pretende conhecer a Deus através de Sua Palavra também pode aproveitar esses conhecimentos.

Imagina só se você conseguir aprender todas as características de Jesus e enxergá-las em outros personagens?

E se através dos símbolos você conseguir identificar respostas de situações que você está vivendo, tendo a oportunidade de mudá-las através da fé?

Outro grande motivo para procurar a tipologia bíblica é ter a fé aumentada, isso acontece ao perceber o quanto o Antigo Testamento é representado no Novo, mostrando o quão Jesus é real.

Livros que vão te ajudar a entender o tema

Para que você aprenda sobre tipologia bíblica é necessário investir em alguns livros sobre o assunto.

São obras completas escritas por estudiosos que encontraram ligações importantes entre as histórias e fizeram um apanhado geral para que você também consiga compreender esses pontos e as histórias por trás dos símbolos.

Um deles é o Manual De Tipologia Bíblica escrito por Ada Habershon, um verdadeiro livro de estudo que vai te ajudar neste processo de ensino.

Nesta obra o autor vai te ensinar como reconhecer e interpretar símbolos bíblicos, quais são os tipos de símbolos e suas alegorias.

Escrito há cerca de cem anos, este livro voltou a ser referência por trazer um conteúdo muito rico a respeito da tipologia bíblica que tem sido tão procurada nos dias atuais.

Outro livro que merece sua atenção é a Introdução ao Estudo da Tipologia Bíblica, escrita por Magno Paganelli e que traz uma explicação aprofundada da  interpretação dos símbolos, tipos e figuras do Antigo Testamento.

Este livro é muito importante para que  você entenda a história dos hebreus, mostrando informações como os seus hábitos e práticas religiosas.

As ligações entre Hebreus e Levíticos tornam esta obra indicada para os estudos de tipologia bíblica e você verá vários tipos bíblicos entre esses dois livros do Antigo e do Novo Testamentos.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook