Aplicativos para devocional x livros: Qual é o melhor?

Qual é a melhor forma de fazer devocional? Usar livros ou ter aplicativos para devocional para te guiar nesse momento de intimidade com Deus?

Hoje você vai entender qual é a diferença entre esses dois métodos, mas uma coisa é fato: ter um tema para fazer o devocional todos os dias é mais fácil e esses materiais vão te ajudar no processo.

O que vamos te apresentar a seguir são as vantagens de cada ferramenta e você é quem terá que decidir qual é o melhor para o seu dia a dia e tudo bem se você gostar das formas de fazer um devocional.

Como preparar um devocional?

Como você se prepara para ter um tempo com Deus? A resposta dessa questão deve ser o ponto inicial para essa escolha.

Os aplicativos para devocional oferecem vários planos com temas diferentes para que você escolha um e siga o estudo até finalizar o tema.

Os livros para devocional, da mesma forma, trazem temas sobre os assuntos mais diversos que você pode pensar, como família, vida espiritual, casamento, criação de filhos e muito mais.

Também temos livros de devocional diário, com mensagens diferentes para os 365 dias do ano, sem que haja uma temática exclusiva.

Mas fique atento: todo devocional deve ter um texto bíblico de apoio e esse ponto é indispensável para quem quer se aproximar de Deus, pois é a Palavra que nos conecta com o nosso criador.

Os estudos, porém, nos ajudam a entender melhor cada parte das Escrituras, orientando o leitor a poder aplicar os ensinamentos bíblicos na sua vida.

Sendo assim, na hora de escolher um devocional, impresso ou digital, é importante se certificar se há base bíblica para o material.

Crie um método seu de estudo

Fazer um devocional não é apenas ler algumas páginas por dia, trata-se de tirar um tempo de qualidade para ler a Bíblia, meditar no que aprendeu, fazer anotações, orar e até ter um momento de adoração.

Alguns materiais que você vai precisar:

  • Uma Bíblia ou App da Bíblia
  • Caneta ou lápis
  • Caderno ou diário
  • Um plano de leitura (aplicativo para devocional ou livro)
  • Um lugar tranquilo onde você possa estudar

Para que o devocional se torne um hábito na sua vida, determine um horário no seu dia e dedique ele todos os dias para ter esse momento com Deus.

Sobre a quantidade de tempo, é você quem vai determinar se poderá ficar 15 minutos, 30 minutos, 1 hora ou mais. Tudo dependerá da sua rotina.

Se você tentar passar um tempo de qualidade com Deus, o local onde você fará o seu devocional também é muito importante. Fique em um espaço onde você tenha a tranquilidade de estudar e de orar, sem ser interrompido.

Vantagens de usar um aplicativo para devocional

Agora que você já sabe como iniciar um devocional, vamos te passar algumas vantagens de usar um app para ter esses momentos com Deus.

Os aplicativos para devocional estão cada vez mais populares no Brasil, pois são ferramentas fáceis de serem acessadas.

As vantagens do aplicativo são:

  • Fácil de encontrar – Tanto no Google Play, quanto no iTunes você encontrar aplicativos para devocional;
  • Diversidade de temas – Em alguns cliques você tem um novo programa de devocional para seguir;
  • Devocional em áudio – Alguns aplicativos possuem a opção de ouvir o devocional, o que é interessante para pessoas que não sabem ler;
  • Oração guiada – Alguns apps também ajudam na oração, guiando o ouvinte para orar melhor sobre o assunto que foi aprendido;
  • Fácil acesso – Por estar no seu celular, você pode ler em qualquer lugar;
  • Consultar a Bíblia – Se você quiser se aprofundar no estudo, pode ser mais fácil encontrar os versículos da Bíblia pelo app.

Vantagens dos livros para devocional

Os livros físicos também possuem muitas vantagens, por isso, vale a pena pensar também em utilizá-los para os seus momentos de estudos diários.

  • Opções infinitas – O mercado editorial de devocionais produz livros diferenciados que atendem a todos os públicos;
  • Organização – Você consegue se organizar com eles no estudo diário;
  • Anotações – Alguns devocionais trazem espaços para anotações que facilitam o estudo;
  • Conforto ocular – Os livros são mais confortáveis para os olhos do que os dispositivos móveis por conta da luz;
  • Podem ser emprestados – Quel tal oferecer para um amigo um plano de devocional que foi importante para a sua caminhada com Deus?
  • Pode ser organizado na biblioteca – Não há nada de errado em guardar seus livros e organizá-los em uma estante;
  • Pode ser associado a outros livros – Você pode usar um livro de devocional e associá-lo a outros livros para se aprofundar em temas diversos;
  • Não tem distrações – Com o livro físico você não se distrai com o aviso das redes sociais como acontece com frequência nos aplicativos.

Como escolher o melhor devocional

Agora que você já sabe as vantagens dos aplicativos para devocional e dos livros, podemos te dar dicas de como escolher o melhor devocional.

Mas não falamos da ferramenta que você utilizará, mas sim sobre o tema que você vai escolher para iniciar seu plano de estudos.

Se você deseja crescer espiritualmente, tente incorporar devoções em sua vida diária e é isso que os livros e os aplicativos têm a oferecer.

Passar tempo com Deus todos os dias, o efeito cumulativo fará com que você cresça e amadureça na fé.

Quanto mais nos conectarmos com Deus, mas entenderemos o que ele está dizendo sobre si mesmo, seu reino e seu povo.

Na hora de escolher um plano de devocional, é bom listar as prioridades da sua vida e verificar o que você precisa melhorar.

A boa notícia é que na Gospel Goods você vai encontrar devocionais para vários momentos da vida. Temos muitas opções interessantes. Acesse e confira.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook