Bible Journaling, o guia completo: O que é, como fazer e quais as bíblias indicadas

Cada vez mais popular nas redes sociais, o Bible Journaling, ou Bible Art Journaling, é um método criativo de estudar a Palavra de Deus usando a escrita e desenhos feitos na própria Bíblia.

O nome Bible Journaling em português seria algo em torno de “fazendo diário na bíblia” ou “diário bíblico”.

Novidade para brasileiros, a técnica nasceu nos Estados Unidos há alguns anos e segue a linha de organização por bullet journal, bastante utilizada para estudos e tarefas em geral.

No Brasil as bíblias mais utilizadas são as bíblias com espaço para anotações. Também são chamadas de “bíblia com espaço para desenhar”, “bíblia para journaling” ou ainda “bíblia journaling”.

Você sabia que escrever à mão ajuda a memorizar as informações? Essa técnica pode ser perfeita para seus momentos de devocionais ou estudo bíblico.

Por isso, temos uma guia completo para quem quer manter uma vida de leitura bíblica e desenvolver a criatividade ao mesmo tempo.

A seguir você vai saber:

  • Como Fazer Bible Journaling
  • Qual as melhores bíblias para a técnica
  • E onde se inspirar para criar devocionais criativos

Como Fazer Bible Journaling?

Não existe regras para começar um Bible Journaling, basta utilizar os materiais que tiver e sua criatividade para criar uma rotina de estudos.

Canetas coloridas, lápis de cor, recortes, marcadores de texto, são inúmeras as formas que você pode escolher para montar o seu Bible Art Journaling.

Vale anotar o que você entendeu do texto, fazer resumos, destacar o que encontrou de mais interessante, o que pode ser aplicável no seu dia a dia, e etc..

Você é totalmente livre para usar a técnica da melhor forma possível, sempre pensando em como este método pode te ajudar a se conectar melhor com Deus.

Duda Ruiz, empresária da A Minha Bíblia é Linda, foi uma das primeiras a aderirem a rotina de estudo Bible Journaling, ainda em 2015, chamando a prática de “Devocional com Arte”.

Nos últimos cinco anos, ela tem se tornado referência no assunto em suas redes sociais, site e Youtube (canal Escrito à Mão), mostrando todo seu talento com arte e estudos bíblicos.

Para você que está começando, ela tem uma dica:  “Eu sugiro que se use o que se tem. O importante é começar”, disse ela ao Gospel Goods.

Que tipo de Bíblia devo utilizar?

Uma dúvida comum em quem se encanta com o Bible Journaling é qual Bíblia utilizar para fazer as anotações.

A Bíblia ideal é a que tenha espaços onde você possa decorar, anotar e fazer colagens de imagens e adesivos que te ajudarão a entender melhor o texto bíblico.

Tamires Giroto, do Instagram Adore Com Arte, começou a fazer BJ em 2016 e, na época, não conseguiu encontrar modelos de Bíblias com espaço de anotações.

“Foi só em julho de 2018 que vi uma Bíblia com espaço na lateral em português, e assim aquela chama que parecia ter apagado, bradou novamente no meu coração”, contou ela.

Tamy passou a usar a versão Sua Bíblia NVI da Thomas Nelson Brasil. “Quando ela chegou eu comecei a adorar com arte”, relatou.

Com mais brasileiros estão interessados neste método de estudo bíblico, as editoras estão apresentando mais modelos de Bíblias com espaços de anotações.

“Hoje eu ainda uso a Sua Bíblia NVI da Thomas Nelson Brasil, e recentemente ganhei uma Bíblia Anote NVI da Editora Geográfica com bastante espaço que tenho decorado também”, completa Tamires.

Já Léia Silva, do Instagram Mulheres de Alma Curada, utiliza as Bíblias A Mensagem, Verdadeira Identidade e Anote. “Todas tem bons espaços para desenhar”, adianta ela.

Na hora de escolher sua Bíblia para Bible Journaling, é importante conhecer os modelos que tenham espaços para anotações e encontrar o que mais combina com você.

“Já temos várias editoras com os olhos voltados ao BJ, o que é muito bom. Mas o modelo ideal depende muito do gosto de cada um”, ensina Duda Ruiz.

Aqui no Gospel Goods você encontra vários modelos de Bíblia com espaços para você decorar e adorar com arte através do Bible Journaling.

Um exemplo é a Bíblia Sagrada Verdadeira Identidade (Lettering), pensada especialmente para este tipo de método de estudo.

A versão “Minha Bíblia SBB” também foi pensada em quem quer pintar e personalizar sua Bíblia, criando uma forma criativa de absorver os ensinamentos divinos.

Outro modelo interessante é a Bíblia de Anotações e Esboços da Editora Central Gospel que oferece muito espaço para que você possa refletir sobre a Palavra de Deus e criar artes que te ajudarão a memorizar o texto.

Inspirações de Bible  Arts Journaling

Agora que você já sabe o que é, como fazer e que Bíblia utilizar, é hora de colocar a mão na massa.

“Para começar, separe um tempo com Deus, ore, leia e releia o texto. Certamente algum trecho faltará ao seu coração. E então, é momento de se expressar através das cores e letras”, ensina Léia.

E como falamos, não tem certo ou errado, basta usar a criatividade e os materiais que você já tem para criar um devocional artístico.

No começo, Léia tinha medo de estragar a bíblia e fazia anotações em uma agenda. “Logo o medo foi dando espaços aos primeiros desenhos com o lettering. Isso me ajuda a fixar realmente o texto lido”, contou.

Ela ainda não se adaptou a preencher toda a página com desenhos, mas faz marcações e desenha algumas flores.

Tamy entende que o melhor a fazer é começar. “Comece destacando o texto, comece colando alguns papéis dentro dela de alguma lembrança ou ensinamento que teve lendo aquele trecho”, ensina.

Adesivos, clipes e outros elementos simples podem ser utilizados por quem está começando agora a fazer o Bible Journaling. “Coisinhas simples mas que vão despertar em você o desejo de conhecer mais”, completa Tamy.

“O BJ tem a finalidade de aproximar as pessoas da Palavra de Deus, desmistificando-a em vários aspectos. A Bíblia não é de difícil compreensão, ela fica melhor em nossos corações que na estante ou acima de algum móvel aberta no Salmo 91”, disse Duda Ruiz.

Para te ajudar a se inspirar em como criar um BJ, separamos algumas imagens dessas três influenciadoras digitais que são referências em devocionais criativos.

Com certeza você vai sentir o desejo de começar agora mesmo a fazer um Bible Journaling para estudar a Palavra de Deus de uma forma criativa.

Chegou a sua vez

Que tal começar?

A livraria cristã Gospel Goods possui uma seção totalmente dedicada à bíblias com espaços para anotações e Bible Journaling. Clique aqui e confira.

www.instagram.com/adorecomarte
www.instagram.com/adorecomarte
www.instagram.com/aminhabibliaelinda
www.instagram.com/aminhabibliaelinda
www.instagram.com/mulheresdealmacurada

Comentários

4.809 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook