15 dicas de como ler a Bíblia

Muitos cristãos querem aprender como ler a Bíblia de forma que consiga absorver seus ensinamentos e se conectar com Deus.

O Livro Sagrado traz mensagens profundas, que tocam o nosso coração, mas muitas vezes não consigo compreender as histórias, nos perdemos entre os personagens e no final a leitura se torna vazia.

Se você passa por isso e quer aprender dicas sobre como ler a Bíblia com eficácia, esse post é pra você!

Fomos pesquisar as informações mais interessantes para te ajudar a ter momentos de estudo mais produtivos.

Por isso, já separe um caderno para anotar as dicas e comece a praticá-las o mais breve possível!

Por que você deve ler a Bíblia todos os dias?

Ler a Bíblia de maneira regular e consistente traz vários benefícios e não falamos apenas da questão espiritual, mas várias pesquisas científicas ligam a prática da leitura bíblica com melhoras na saúde, no humor e até mesmo diminui a ansiedade e depressão.

Motivos para você começar agora mesmo a ler a Bíblia todos os dias não faltam, tanto que estamos aqui para te ajudar neste projeto.

Talvez seu desejo seja ler a Palavra para se aproximar mais de Deus, para aprender como tomar decisões melhores e viver conforme à Sua vontade.

De qualquer maneira, quem desenvolve a prática da leitura bíblica consegue adquirir todos os outros benefícios que essa atividade oferece, inclusive na conexão com o Sagrado, aumentando a sua fé.

Com as dicas de como ler  a Bíblia você vai conseguir desenvolver uma rotina de estudos e vai aprender muito mais das Sagradas Escrituras.

Como ler a Bíblia – 15 dicas incríveis

1- O que é a Bíblia para você?

Talvez a sua leitura não flua porque você ainda não tem a clareza do que é a Bíblia.

2 Timóteo 3: 16-17 diz: “Toda a Escritura é soprada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para educar na justiça, para que o homem de Deus seja completo, equipado para toda boa obra.”

Ter a certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus já vai te ajudar a ter o coração aberto para receber uma mensagem transformadora.

Por isso, quando abrir o seu Livro, lembre-se de que é a voz de Deus falando com você.

2- Esteja aberto para aprender

A Bíblia tem história, tem profecias, tem promessas e muita inspiração.

Você precisa estar aberto para que o Espírito de Deus te conduza na leitura e te ensine o que você precisa aprender naquele momento.

Antes de iniciar seu momento de leitura, é interessante ter um período de oração, peça a Deus para que Ele te conduza e te ajude a entender e aplicar o que será aprendido naquele momento.

3- Escolha uma boa tradução

Muitas pessoas dizem que não conseguem ler a Bíblia porque não compreende o que está sendo falado.

Mas nos dias atuais encontramos traduções bíblicas de leitura simples, com palavras que usamos no nosso dia a dia.

Por isso, nossa terceira dica de como ler a Bíblia é escolher a melhor tradução. Aqui na Gospel Goods você vai encontrar uma ferramenta que faz comparações das traduções existentes.

Teste e encontre a melhor tradução bíblica para você.

4- Tenha um plano de leitura

A melhor forma de ler a Bíblia é ter um plano de leitura com os textos certos para cada dia. Com certeza ficará mais fácil ler a Bíblia todos os dias se você saber quais os textos estudar.

É para isso que existem os planos de leitura, que são ferramentas de estudo que você encontra em algumas Bíblias, ou até mesmo pela internet.

5- Faça da leitura da Bíblia um hábito diário

Como todo novo hábito, é preciso se organizar para que você consiga criar a rotina de todos os dias, no mesmo horário, parar tudo o que está fazendo para aprender com o Espírito Santo através da Bíblia.

Encontre a melhor forma de incluir esses momentos na sua rotina, vale criar um alarme no celular, anotar na agenda ou programar mentalmente uma hora todos os dias para você estudar a Palavra de Deus.

A ideia é fixar um momento para abrir a Bíblia, ler, meditar e orar.

6- Use um devocional

Outro item que serve de apoio para a leitura da Bíblia é um plano devocional.

E o mercado editorial brasileiro oferece uma infinidade de devocionais que vão te ajudar com a leitura diária da Bíblia.

Você encontra planos temáticos, e devocionais para públicos diferentes como adolescentes, mulheres, líderes, crianças, entre outros.

Conheça alguns devocionais que podem ajudar você.

7- Use recursos extras

Vale a pena estudar com um caderno de anotações, anotar na própria Bíblia ou até mesmo desenvolver o chamado Bible Journaling. Não sabe o que é isso? Nós temos um guia completo para te ajudar! Leia aqui.

Outras ferramentas interessantes são dicionários bíblicos, mapas, entre outros que vão te ajudar a compreender melhor a época e a localização de cada história bíblica.

8- Tenha um lugar tranquilo para ler a Bíblia

Você precisa de um lugar tranquilo, sem interferências, para poder estudar a Bíblia.

Por isso, vale a pena escolher um cômodo da casa ou do trabalho que você tenha privacidade para o devocional.

Desligue a TV, o celular, rádios, entre outros dispositivos e se concentre no estudo.

9- Esteja com o coração aberto

Estar com o coração aberto é uma das melhores dicas de como ler a Bíblia que podemos te passar.

Ao longo dos dias você será ministrado pela Palavra e precisa estar sensível para deixar o Espírito Santo te ensinar o que Ele quer ensinar.

10- Esteja atento para aprender

Evite fazer a leitura de forma “automática”, a ideia é que você consiga aprender com as Escrituras.

Se não entendeu uma palavra, vale a pena consultar um dicionário bíblico. Você também pode anotar suas dúvidas para perguntar ao seu pastor quando tiver oportunidade.

Também pode fazer anotações para se aprofundar sobre o tema que gerou seu interesse procurando por livros, filmes e outros materiais que te ajudarão nos estudos.

11- Tenha um caderno de anotações

Bom, como sugerimos fazer anotações sobre suas dúvidas e temas de interesse, é importante manter por perto um caderno onde você utilize apenas para anotar estudos bíblicos.

Já deixe este caderno guardado junto com a Bíblia para você não esquecer. Ah! Também mantenha um lápis ou caneta sempre perto.

12-  Tente memorizar os versículos

Pode não ser muito fácil, mas se você tem boa memória pode ler o versículo que mais chamou sua atenção várias vezes para memorizá-lo.

Assim você saberá versículos e capítulos e poderá usá-los sempre que for necessário, como nos momentos em que você precisar conversar com um amigo e falar para ele sobre a Palavra de Deus.

13- Conheça os personagens bíblicos

Ao ler a Bíblia alguns nomes se destacam nas histórias. Vários desses personagens são muito importantes para a fé cristã como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, entre outros. Vale a pena prestar atenção nas histórias deles para entender porque são tão relevantes até os dias atuais.

14- Procure amigos

Tenha amizade com outras pessoas que também estão se dedicando para aprender a Bíblia. Com essas pessoas você poderá conversar sobre o que aprendeu e terá apoio para não desistir.

15- Não desista

Terão dias de cansaço, correria, mas você precisa estar firme para não desistir.

Persevere! Essa é a nossa 15ª dica de ler a Bíblia.

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook