O que é temer a Deus e como refutar biblicamente falas distorcidas como as da cantora Anitta

Há um tempo atrás a cantora Anitta resolveu questionar aos cristãos sobre o temor a Deus, confundindo a palavra com “medo” e causando uma discussão no Twitter cheia de erros teológicos.

Seguidora de religião de matriz africana, a funkeira brasileira frequentava uma igreja católica quando era pequena, acompanhando algum ente da família, mas não seguiu a religião.

Ao tentar criticar o cristianismo por uma polêmica envolvendo a cantora Bruna Karla e a comunidade LGBT, Anitta tuitou: “Tenho pavor dessa expressão ‘temer a Deus’. Temer não é ter medo? Eu vou ter medo de Deus pq se ele é bom? [sic]”.

E ela continuou: “Então eu vou cumprir a bíblia pq eu tenho medo de Deus e do que pode acontecer comigo caso eu não siga essas regras que tão me falando aqui? Ou eu vou fazer o que eu acredito que seja o caminho do bem e do amor pq eu quero ser uma boa pessoa? Um ser humano bom comigo e com os outros? Eu em vaaaaai todo mundo se tratar desse extremismo [sic]”.

Mas afinal, o que é temer a Deus, porque todo cristão precisa entender esse termo e como ter argumentos bíblicos para responder pessoas como a Anitta que não sabem a diferença entre temor e medo.

O que é temer a Deus?

O temor a Deus não é sobre ter medo dEle, mas sobre mais sobre deixar Deus ser Deus em nossas próprias vidas.

Em Provérbios 14:2 lemos: “Quem anda com sinceridade teme ao Senhor. Mas aquele que anda por desvios o despreza”.

O profeta e líder do povo Samuel disse ao povo: “Somente temei ao Senhor e servi-lo em verdade, de todo o coração! Veja como grandes coisas ele fez por você!”, 1 Samuel 12:24.

Com isso ele dirá: Pense em Deus! Pense em quão bom ele tem sido, que qualidades ele tem. Mostre reverência e respeito por ele. Então você não pode ser indiferente ou falso, pois ele é poderoso e santo.

O temor de Deus não tem que levar a um medo que nos prende. Entendemos isso no Salmo 2, versículo 11: “Servi ao Senhor com temor e regozijai-vos com temor.” Perceba que neste versículo, o temor de Deus foi combinado com grande alegria, isto é, regozijo.

O verdadeiro temor de Deus cria segurança, dá bênçãos: “Temei ao Senhor, seus santos! Aos que o temem não falta nada”, Salmos 34:10.

 Na conclusão do livro de Eclesiastes, Salomão escreveu: “O fim de tudo, depois de tudo ouvido, é este: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos! É algo que se aplica a todas as pessoas”.

Temer a Deus é a absoluta reverência por um Deus Todo-Poderoso, o Criador de todas as coisas. Quem teme ao Senhor compreende que Ele te chamou para servi-lo, que Ele trabalha em você para que você seja salvo. A nós, cristãos, cabe servir a Deus com amor, gratidão e reverência.

Por que o cristão deve temer a Deus?

Temer a Deus é evitar pecar contra Ele, não por medo, mas pelo prazer de agradá-lo e glorificar ao seu Seu nome.

Tememos entristecê-lo, porque sabemos como o pecado é incrivelmente miserável, o quanto Deus o odeia e o quanto o machuca quando pecamos.

As Escrituras estão cheias de exemplos de como temer a Deus é algo positivo e não negativo como a funkeira tentou dizer que é.

São mais de 300 passagens bíblicas sobre medo e temor, logo em Gênesis vemos passagens sobre ser temente a Deus quando José, no versículo 42:18, ganha a confiança de seus irmãos.

E temer ao nosso Criador também é uma razão para que vivamos melhor em sociedade. A Lei mosaica cita o temor de Deus como uma razão para tratar bem os deficientes e idosos (Levítico 19:14, 32). E para que você não pense que isso é apenas uma ideia do Antigo Testamento, observe que Jesus afirma isso mais forte do que qualquer um quando diz: “Não tenha medo daqueles que querem matar seu corpo; eles não podem tocar sua alma. Teme somente a Deus, que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mateus 10:28). E Paulo diz para trabalhar em direção à santidade completa porque tememos a Deus (2 Coríntios 7:1).

Deus é bom e devemos temê-lo? Sim, Deus é bom, nos salvou através do Seu Filho mesmo sem merecermos a graça salvadora. Mas escolher temer a Deus é uma resposta de fé que nos leva a lutar contra o pecado todos os dias, não por medo, mas por consciência de que sem santidade é impossível agradar a Deus.

Medo x Temor

Tememos muitas coisas ruins: Crime, acidentes automobilísticos, tempestades devastadoras, vírus, armas químicas, assassinos em massa, terroristas, terremotos, demônios e o próprio Satanás!

Mas a Deus nós devemos temor. Não devemos ter medo de Deus, mas da sua Justiça para com quem comete o mal.

Portanto, quando alguém falar que temor a Deus é ter medo e que Deus é bom e não devemos ter medo dele, saiba que a pessoa está falando de assuntos diferentes.

As principais palavras hebraicas e gregas traduzidas como medo na Bíblia podem ter vários significados, mas no contexto do temor do Senhor, elas transmitem uma reverência positiva.

O verbo hebraico yare pode significar “temer, respeitar, reverenciar” e o substantivo hebraico ‘yirah’ geralmente se refere ao temor de Deus e é visto como uma qualidade positiva. Esse medo reconhece as boas intenções de Deus (Êxodo 20:20).  Esse medo é produzido pela Palavra de Deus (Salmo 119:38; Provérbios 2:5) e torna a pessoa receptiva à sabedoria e ao conhecimento (Provérbios 1:7; 9:10)

Um temor saudável de Deus inclui o medo das consequências da desobediência. Pode haver momentos de tentação ou provação em que podemos esquecer algumas das melhores razões para obedecer a Deus, e é quando realmente precisamos pensar nas consequências.

A reverência a Deus nos ajuda a levar a Ele e Suas leis benéficas a sério. Estar em harmonia com as leis espirituais que governam o universo traz benefícios surpreendentes. Muitos destes vêm nesta vida, mas os maiores benefícios serão experimentados na eternidade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook