10 Curiosidades sobre o Novo Testamento que você precisa saber

O Novo Testamento é a segunda parte da Bíblia, sendo composta por 27 livros. Há muitas curiosidades que envolvem essas histórias e a forma como elas foram organizadas.

Hoje você vai aprender dez curiosidades sobre o Novo Testamento, informações que talvez você não tenha tido acesso e que agora poderá aprender e compartilhar com seus amigos.

Mas antes de te apresentar essas curiosidades, que tal te lembrar de alguns dados sobre esta parte da Bíblia?

Bom, o Novo Testamento começa com os quatro livros do Evangelho: Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses livros vão contar sobre a vida de Jesus, do nascimento à ressurreição. Após a ascensão de Jesus, começa o livro de Atos, iniciando assim os trabalhos dos discípulos e a propagação do Evangelho.

Os demais livros contêm conselhos, instruções, admoestações e exortações. Já o último livro do Novo Testamento trará a revelação apocalíptica sobre o fim do mundo.

Mas há muitos outros fatos que envolvem esses livros e suas histórias e você poderá aprender sobre isso a seguir.

Curiosidades sobre os livros do Novo Testamento

Para começar, vamos falar sobre os livros em si. Com informações que muitas pessoas desconhecem e que farão muita diferença principalmente para quem gosta de saber cada vez mais sobre a Palavra de Deus.

1º Os livros do Novo Testamento não estão organizados cronologicamente

Você sabia que mesmo sendo o primeiro livro do Novo Testamento, Mateus não foi o primeiro a ser escrito? A Bíblia não segue ordem cronológica, mas sim de narrativa.

Acredita-se que o livro de Tiago tenha sido o primeiro a ser escrito, isto entre os anos de 44-49 d. C, enquanto que Mateus pode ter sido escrito por volta das 66-73 d.C.

Se fosse organizado em ordem de escrita, o Novo Testamento seria assim:

Tiago, Gálatas, I e II Tessalonicenses, I e II Coríntios, Romanos, Mateus, Marcos, Lucas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom, I Pedro, I Timóteo, Atos, II Timóteo, 2 Pedro, Judas, Hebreus, João, III João, I e II João, Apocalipse.

2º 8 escritores assinam os 27 livros

Outra curiosidade interessante é que os 27 livros foram escritos por apenas oito autores: Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, Pedro e Judas.

Não é possível saber quem foi o autor de Hebreus, mas historiadores entendem que também é uma carta Paulina, só que foi escrita anonimamente.

3º Os evangelhos foram escritos para públicos diferentes

Você já se perguntou porque a Bíblia tem quatro livros que contam praticamente a mesma história? Bom, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram escritos por pessoas diferentes para públicos diferentes.

O Evangelho de Mateus para os judeus, Marcos para os romanos, Lucas para os gregos e João para a igreja em crescimento. Cada autor selecionou alguns eventos para atingir seu público. Por isso, explica por que alguns eventos e o foco diferem entre os evangelhos.

Enquanto os três primeiros são considerados textos sinóticos, isto é, seguem a mesma sequência e tipo de narração, o evangelho de João é considerado um livro espiritual, contando a história de Jesus de uma forma simbólica.

4º Os livros foram escritos em grego

Os livros do Novo Testamento foram originalmente escritos em grego; mais especificamente, grego koiné. Por quê?

Porque seus autores queriam alcançar um amplo público gentio. Em vez de escrever apenas em aramaico ou hebraico, eles decidiram espalhar a palavra de Deus para mais do que apenas os judeus.

5º Apenas um milagre é descrito nos quatro livros dos evangelhos

Jesus realizou dezenas de milagres, mas apenas um deles aparece nos quatro livros dos Evangelhos: a multiplicação dos pães: Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:12-17 e João 6:1-14.

6º Jesus cumpriu quase 300 profecias

Uma das principais delas envolve Jesus, o grande personagem dessa parte da Bíblia. Jesus cumpriu quase 300 profecias de forma direta ou indireta.

Nessa lista extensa de profecias do Antigo Testamento que se tornaram verdades em Jesus podemos listar: o local de nascimento, o nascimento virginal, a hora do nascimento e a linhagem.

Também podemos citar eventos como a rejeição pelos líderes, a forma como ele foi morto para levar os pecados da humanidade. Quer mais? A ressurreição e o estabelecimento de uma nova aliança.

7º Tempo da Graça

Você já deve ter ouvido falar que estamos no tempo da graça e não da lei. A lei de Moisés é o que norteia o Antigo Testamento. Já a nova aliança nos garante viver no tempo da graça.

Isso quer dizer que não precisamos mais realizar os sacrifícios ordenados por Moisés para sermos perdoados, pois o sacrifício de Jesus nos perdoou e salvou.

Mas a curiosidade que podemos apresentar sobre este tema é que a palavra “graça” aparece 128 vezes no Novo Testamento. No Antigo Testamento ela aparece apenas 32 vezes.

Isso nos prova que a vinda de Jesus no Novo Testamento dá um significado mais significativo para esta palavra.

8º Historiadores da época testemunham fatos importantes do Novo Testamento

Você sabia que enquanto os autores bíblicos escreviam os livros que conhecemos hoje historiadores também falavam sobre os mesmos fatos?

Por exemplo, Flávio Josefo, Tácito e muitos outros historiadores corroboram a exatidão histórica do Novo Testamento em suas obras.

9º O Espírito Santo é uma pessoa

Quando Jesus prometeu deixar o Espírito Santo para auxiliar seus discípulos, ele falava de uma pessoa. Desde o Antigo Testamento (Isaías 63:10) que o Espírito Santo é tratado como alguém que tem sentimentos como uma pessoa comum.

Outros livros no Novo Testamento vão abordar a mesma questão como Mateus 12:31, Atos 7:51, Efésios 4:30 e Hebreus 10:29.

10º A última palavra é “Amém”

Em todo o Novo Testamento temos 7.957 versículos e 184.600 palavras, sendo que a última delas é “Amém”.

Amém é uma palavra que significa consentimento ou aprovação. Nós, cristãos, costumamos traduzi-la como “assim seja”.

O livro de Apocalipse vai terminar com esta palavra em consentimento ao que foi dito no último versículo que diz: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”.

Leia mais sobre o Novo Testamento

O Novo Testamento pode ser lido separadamente do Antigo Testamento. Milhares de cristãos ao redor do mundo têm o primeiro contato com a Bíblia através desses 27 livros.

Por ter muitas outras curiosidades e informações relevantes, você vai encontrar também livros que falam sobre a história desses relatos, a escatologia deles e até mesmo apresentando as questões léxicas.

Aqui na Gospel Goods você vai encontrar uma variedade de livros com o Novo Testamento e também sobre estudos focados na segunda parte da Bíblia. Acesse aqui e confira!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook