10 materiais para você melhorar o seu bible journaling

Bible Journaling

O bible journaling está conquistando os brasileiros por ser uma forma de estudar a Palavra de Deus e exercitar a sua criatividade.

Colorir as páginas da Bíblia para fazer anotações de versículos é um método eficiente para você se sentir estimulado para ler e meditar cada vez mais.

Nós sabemos que a técnica é relativamente nova por aqui no Brasil, tanto que não encontramos muitos materiais sobre bíblia journaling em português.

Por isso, resolvemos trazer essas dez dicas de materiais que irão te ajudar a criar páginas lindas enquanto você descobre a Bíblia, o manual de todo cristão.

Materiais para começar

Se você está começando e não sabe nada sobre esta forma artística de aprender a Bíblia, leia nosso Guia do Bible Journaling que explicamos tudo.

Em linhas gerais, esse método de estudo permite que você desenhe ou escreva na sua Bíblia enquanto faz a sua leitura diária. A técnica é norte-americana, por isso que usamos o termo “bible journaling” que por aqui também começa a ser chamado de bíblia journaling.

Com certeza você já deve ter visto no Instagram ou no Pinterest páginas da bíblia coloridas, desenhadas e até mesmo com a técnica de lettering. Essas pessoas que chamaram sua atenção nas redes sociais são adeptas da técnica e você pode se inspirar para começar a sua própria jornada de estudos bíblicos com criatividade.

Neste primeiro momento, você pode escolher o material que já tem em casa, assim você pode começar agora mesmo sem precisar esperar para ter todo o material.

Lápis de cor, canetas coloridas e uma bíblia com espaço para anotações são indispensáveis para este início.

Tem tudo isso aí perto? Então mãos a massa! Determine um cronograma de estudo e anote os trechos da bíblia que mais chamaram sua atenção sublinhando ou pintando.

Outra forma de estudar a bíblia com a técnica de bible journaling é reescrevendo o trecho na área de anotações, ou ainda, usando suas próprias palavras, escrever o que entendeu do estudo.

Como melhorar o seu bible journaling

É possível criar desenhos e anotações cada vez melhores e nossas dicas são:

  • Insira novos materiais na rotina de estudo;
  • Aprenda a fazer lettering;
  • Busque inspirações na internet;
  • Treine; e
  • Não busque a perfeição

Se você já é adepto dessa técnica criativa de fazer devocional e estudar a Palavra de Deus, você pode dar um passo à frente e inserir outros materiais na sua rotina. Isso inclui canetas especiais, aquarela e até mesmo papel de scrapbook para colagem. Nessa fase intermediária você pode ousar mais, passar a fazer desenhos maiores ou ainda treinar seu lettering.

Precisa de inspiração? Siga perfis que são referências na bíblia journaling no Brasil. Algumas sugestões são: A Minha Bíblia é Linda, Mulheres de Alma Curada e Adore com Arte.

Outra dica importante é treinar. Tem medo de não ficar legal? Teste em outra folha fora da Bíblia até se sentir seguro.

E lembre-se: Não é um concurso de artes! A ideia do bible journaling sempre foi estudar as Escrituras e aumentar sua fé. Sendo assim, as anotações, cores e desenhos precisam fazer sentido para você e mais ninguém.

Claro que você pode compartilhar esses desenhos nas redes sociais, mas não fique preso na opinião das outras pessoas.

Os momentos de estudos bíblicos são totalmente pessoais. É você e Deus. Ninguém mais.

10 materiais para fazer bíblia journaling

Como prometemos, te entregamos agora uma lista com 10 materiais que vão te ajudar a deixar seu bíblia journaling mais bonito.

  1. Bíblia com espaço para anotações
  2. Canetas esferográficas
  3. Lápis de cor
  4. Aquarela
  5. Papel para scrapbook
  6. Canetas de pontas finas
  7. Canetas marcadores de textos
  8. Lapiseira (ou lápis)
  9. Borracha
  10. Washi tapes

Saber escolher a Bíblia é muito importante para que você consiga fazer essa técnica de estudo.

A Bíblia para bible journaling é o material mais essencial dentre todos, pois você precisa de um modelo com espaços para anotações.

Se você não souber qual é a melhor, veja a seleção especial que criamos para você. Clique aqui.

Sobre os materiais, não precisa comprar todos eles ao mesmo tempo. Comece com o que é mais acessível para você. Mas antes de sair às compras em uma papelaria, veja o que você já tem em sua casa e que pode te ajudar a deixar seus estudos mais atrativos.

Vale resgatar os lápis antigos que você tem da época da escola. Vale usar as canetas esferográficas azul, preta e vermelha que estão perdidas em alguma gaveta.

Também vale usar papéis de presentes que você guardou do último aniversário… Solte sua imaginação.

Mas agora se você viu uma inspiração com mais materiais e quer adquirir itens para que os seus estudos fiquem mais coloridos e divertidos, faça a lista de compras.

O ideal é deixar a inspiração fluir para que seu estudo bíblico não seja apenas bonito, mas que faça a Palavra de Deus ficar registrada em seu coração.

Dicas extras

Para que a caneta não vaze e estrague a página de trás, você deve prestar atenção na gramatura das folhas da sua bíblia.

Se tiver menos de 90 gramas de gramatura, as melhores canetas para você usar são: canetas esferográficas e canetas em gel.

Além delas, lápis de cor também são ótimos materiais para decorar seu estudo bíblico e eles também não vazam.

Sobre usar aquarela, faça uma mistura menos líquida para não rasurar a folha. Se não souber usar esse material, é melhor não arriscar.

Outra dica interessante é você usar uma bíblia com espiral que é mais confortável para você completar a folha com desenhos.

O espiral permite que você vire a folha por completo, sem as “emendas” entre uma folha e outra. Isso te dá mais espaço para criar!

E por falar em criação, sempre que for desenhar ou fazer lettering, use um lápis para fazer o rascunho, corrigindo com a borracha sempre que for necessário.

O lápis grafite (ou lapiseira) permite que você faça e refaça os desenhos e escritos antes de passar a caneta, canetinhas ou marcadores.

O bible journaling é uma forma divertida de aprender mais sobre as Sagradas Escrituras e não tem regras.

Ele precisa fazer sentido para você, por isso antes de mais nada esse método de estudo tem que te inspirar a querer aprender sempre.

Gostaram das dicas? Compartilhe com seus amigos para que eles também entrem na turma de quem faz bíblia journaling em português e vamos ampliar essa corrente de cristãos criativos.


A imagem de ilustração dessa matéria é da @tessareeddesigns

Comentários

4.264 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook