O que a Bíblia fala sobre perdão?

Há momentos na vida que precisamos nos voltar para a Palavra de Deus para encontrar um direcionamento, por isso hoje vamos falar sobre o que a Bíblia fala sobre perdão.

No dicionário, perdão significa “remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto. Ato pelo qual uma pessoa é desobrigada a cumprir o que era de seu dever ou obrigação por que competia exigi-lo”.

Mas quando trazemos o assunto para a prática, ficamos diante de um ato de perdoar uma pessoa que nos prejudicou de alguma forma ou nos magoou.

O processo, porém, não é fácil para muitas pessoas, por isso recorremos à Bíblia para entender a importância do perdão e para conseguir, de fato, perdoar quem nos ofendeu.

Por que é importante perdoar?

Perdoar é um ato que fazemos pelos outros, mas que nos traz muitos benefícios.

De acordo com pesquisas científicas, perdoar reduz o stress, melhora a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e promove o bem-estar.

Esses estudos acabam comprovando o que a Bíblia diz sobre perdão, pois lemos em Hebreus 12: 14 e 15 onde lemos sobre a raíz de amargura que perturba e contamina outras pessoas.

Podemos listar algumas razões que falam sobre a importância de perdoar quem lhe ofendeu:

⭐️ Quem perdoa é perdoado por Deus

Em Mateus 6:14-15 lemos: “Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês”.

⭐️ Traz benefícios para a saúde

Quando não liberamos perdão nos afundamos na amargura, um sentimento que pode tirar a paz, trazer estresse, prejudicar o sono e sua qualidade de vida.

A mágoa é quando nutrimos sentimentos negativos contra alguém que nos fez mal, podemos trazer doenças como gastrite, hipertensão, diabete e até mesmo obesidade.

Quando perdoamos, melhoramos nossa saúde, como mostra um estudo feito pelo Greater Good Science Center, da Universidade de Berkeley (Califórnia).

⭐️ Perdoar faz você viver melhor

Em outro estudo, desta vez publicado pelo Journal of Behavioral Medicine em 2011 vemos que as pessoas que praticam perdão condicional (perdoam mas não pedem perdão) estão propensas a morrer mais cedo do que quem perdoa incondicionalmente, ou seja, perdoam e pedem perdão.

⭐️ Perdoar faz você perdoa a si próprio

Pesquisadores da Universidade de Baylor descobriram que quando perdoamos, conseguimos nos perdoar. O estudo foi publicado no Journal of Positive Psychology.

 “Uma barreira que as pessoas enfrentam para perdoarem a si próprias é que elas pensam que merecem se sentir mal. Nosso estudo descobriu que fazer as pazes nos dá permissão para deixar as coisas passarem”, disse Thomas Carpenter, um dos autores da pesquisa.

Deus exige que nós perdoemos as pessoas

É impossível falar sobre o que a Bíblia diz sobre perdão sem falar que esta é uma exigência da parte de Deus.

Lemos nas Escrituras que  Deus nos ordena que perdoemos, dessa forma, precisamos  fazer uma escolha consciente de obedecer a Deus e perdoar.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”, diz Mateus 5:44.

Se tornar filho de Deus tem várias condições, sendo uma delas perdoar e orar por quem nos fez mal.

Mas esta não é a única ordenança que mostra como perdoar é importante para ter uma relação com o nosso Criador.

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”, diz Marcos 11: 25-26.

Perdoar está ligado a ser perdoado. Uma pessoa que não perdoa o seu próximo não pode ser perdoada por Deus.

Todos nós precisamos do perdão dEle, com a nossa natureza pecaminosa, precisamos de perdão todos os dias e isso só acontece se também perdoarmos nossos irmãos que, assim como nós, também são pecadores e merecedores da Graça de Deus.

Mas afinal, o que a Bíblia fala sobre o perdão?

Se diante de todas essas informações você ainda tem dúvidas sobre o que a Bíblia fala sobre perdão, anote alguns versículos para ler na sua Bíblia sempre que tiver essa dúvida:

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.Mateus 18:21-22

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.Marcos 11:25-26

“Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.Levítico 19:18

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.Colossenses 3:13-14

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.Efésios 4:31-32

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.Lucas 6:37

Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês.2 Coríntios 2:10

Livros sobre perdão para te guiar no processo

Muitas pessoas possuem dificuldades em perdoar. Alguns livros foram escritos para ajudar cristãos que querem obedecer a vontade de Deus, mas têm dificuldades.

Um dos livros é “Não Consigo Perdoar“, do Dr. Jim Newcomer, que irá te ajudar a entender a importância do perdão e como se livrar de vez da mágoa.

Podemos citar também o livro de Gary Chapman e Jennifer Thomas, As Cinco Linguagens do Perdão. No livro os autores analisam dezenas de casos e relatos, apontam as principais barreiras, identificam as cinco áreas de maior sensibilidade das pessoas e oferecem orientação prática para obter a cura pessoal e o restabelecimento das relações.

Outro livro interessante é “Escolhendo o perdão“, de Nancy Leigh DeMoss. A obra propõe uma jornada de liberdade para verdadeiramente liberar perdão para quem te magoou.

Esses e outros livros vão te mostrar o que a Bíblia fala sobre perdão e te levarão a tomar uma decisão importante em todos os seus relacionamentos. Veja outros livros aqui.

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook