Quais as vantagens de estudar a Bíblia?

Quais as vantagens de estudar a Bíblia Gospel Goods

Nós, cristãos, acreditamos que Deus tem um plano para cada um de nós. E como podemos conhecer este plano? Através da Bíblia.

Em Timóteo 3:16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Deus se revelou a nós através de um livro, a Bíblia Sagrada, e é a partir deste livro que podemos entender melhor sobre Deus e o tipo de relacionamento que Ele deseja ter conosco. É lendo e estudando este livro sagrado que vamos conhecer o plano da Salvação que se dá por meio da fé em Jesus Cristo.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não por obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8-9

Mas a Bíblia não trata apenas do relacionamento criatura/Criador e salvação. É na Bíblia também que encontramos os mais diversos assuntos relacionados ao ser humano, como vida emocional, finanças, respeito ao próximo, ética, auto-estima, fé, respeito, e muito, muito mais.

É por isso que a Bíblia é considerada, para muitos, como o “manual de fabricante” do ser humano, feito pelo próprio Criador.

Outros benefícios de ler a Bíblia

Como foi dito, o objetivo principal de ler a bíblia é conhecer mais sobre Deus e como ele deseja se relacionar com cada um de nós.

Mas existem também outros benefícios indiretos em ler a bíblia, como por exemplo:

Conhecimento sobre si próprio

A Bíblia escancara o ser humano como ele realmente é, sem esconder seus medos e aspectos mais sombrios.

Na Bíblia vemos heróis que conquistaram e pessoas que marcaram a História. Mas a Bíblia não esconde que essas pessoas eram, em essência, tão falhas quanto nós.

Reis cometendo adultério, irmãos com inveja, intrigas, medo, depressão e ganância. Tudo isso está na Bíblia, mostrando que o ser humano está separado de Deus por causa do pecado. Por isso precisa de uma reconciliação com seu Criador.

Através da Bíblia podemos conhecer melhor a nós mesmos, encarar os nossos problemas, bem como direcionar o nosso pedido de socorro ao lugar certo.

A Bíblia de Estudo aprimora seu leque cultural

As escrituras sagradas discorrem sobre muitas passagens históricas e contêm diversos traços culturais da época

Assim, os leitores, cristãos ou não, não apenas conhecem um pouco mais sobre os ensinamentos de Deus como também aprendem sobre os costumes da época, que são claramente relatados na Bíblia.

Além disso, os leitores passam a ter contato com um vocabulário de línguas como a grega, a hebraica e o aramaico, ampliando o leque de cultura e de informações dos leitores. 

Melhorias na leitura e na habilidade de escrita

Por ser uma publicação culturalmente rica, principalmente no vocabulário, a leitura das escrituras promove melhorias no vocabulário dos cristãos também. 

Assim como ocorre com a leitura de outros tipos de obras, a capacidade de escrita e de construção textual dos leitores é igualmente ampliada.

Desenvolvimento da memória

Sabia que o estudo bíblico pode fazer um grande bem à sua memória? Assim que começa a ler a obra com as palavras de Deus, é essencial se lembrar dos personagens, do contexto em que estão inseridos e de seus pontos de vista. 

Então, para que isso seja possível, sua memória precisa estar bastante afiada. 

Desse modo, o estudo da Bíblia age como um grande treino para a mente, ajudando-o a memorizar textos, passagens, materiais complementares e outros tipos de conteúdos cristãos, além de obras diversas. 


Agora que você já conhece as vantagens da leitura dos textos sagrados no Novo Evangelho, confira as obras cristãs que temos disponíveis em nossa loja online da Gospel Goods. Bons estudos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook