O que a Bíblia diz sobre predestinação?

Se tem um assunto polêmico no meio cristão é este: estamos predestinados à salvação. São várias opiniões sobre o assunto, por isso fomos tentar encontrar o que a Bíblia diz sobre predestinação.

Predestinação significa algo que já foi determinado, ou decidido. Será que Deus já escolheu todas as nossas ações?

Há duas vertentes de estudo sobre este assunto e nós conseguimos trazer um resumo sobre o que os calvinistas pensam sobre predestinação e o que os arminianos acreditam a este respeito.

Também conseguimos indicar obras que explicam e detalham cada um desses posicionamentos teológicos e que poderão te ajudar a entender o assunto e a tomar uma posição entre essas duas doutrinas.

Versículos bíblicos sobre predestinação

Quando fixamos a discussão para as Escrituras, nos deparamos com dois versículos que são muito utilizados para debates.

Eles são: Romanos 8:29 e 30 que dizem: Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. (Nova Versão Internacional)

O versículo, quando analisado, pode elucidar o assunto ou ainda despertar o seu interesse para que você procure outras fontes de estudos detalhados sobre predestinação à luz da Bíblia.

Encontramos um estudo da Zondervan Academic que analisa os versículos acima citados na língua original, grego, para entender o que Paulo estava querendo dizer sobre Deus “conhecer de antemão”.

Segundo esse estudo, o verbo usado significa saber algo antes do tempo, o que deixaria correta a tradução de “ele nos predestinou”. Porém, o estudo diz que o uso bíblico da palavra “saber” e “conhecer de antemão” são diferentes, pois nas Escrituras, o conhecimento de Deus frequentemente se refere a seu relacionamento com alguém. (Exemplos: Amós 3: 2; Atos 2:23; Rom. 11: 2; 1 Pedro 1: 2; 3:17; Atos 26: 5; e 2 Pedro 3:17)

“O que Paulo está dizendo, então, é que o plano de Deus para nós começou com a decisão de entrar em um relacionamento conosco. Isso o levou, por sua vez, à decisão de nos ‘predestinar'”, diz Douglas Moo, teólogo e escritor que tem uma obra publicada sobre o assunto comentando o livro Romanos.

Para ele, a predestinação tem como objetivo tornar os homens semelhantes ao Filho de Deus e para nos chamar para nos relacionarmos com Ele por meio de Cristo.

Arminianos x Calvinistas

Falar de predestinação é, obrigatoriamente, separar os cristãos em dois grupos: Arminianos e Calvinistas.

O que os calvinistas pensam sobre predestinação?

O teólogo e escritor cristão João Calvino (1509-1564) é autor da teoria de que  se tornar um cristão está fundamentalmente enraizado na livre escolha de Deus, e que aqueles a quem Deus escolhe e então se tornam seu povo sempre serão salvos no último dia.

Quem defende este mesmo posicionamento se autointitula “calvinista” e segue a doutrina de que já se nasce eleito para ser salvo.

Quando analisam os versículos de Romanos 8: 29 e 30, os calvinistas entendem que o verbo “conhecer de antemão” significa “escolher de antemão”, ou seja, Deus escolhe desde o início quais pessoas se relacionam com Ele.

Em resumo, é mais ou menos assim: Deus escolhe, os escolhidos acreditam nEle e, por isso, são justificados.

Todos a quem Deus escolhe e justifica, ele também glorificará. Não pode haver mudança ou variação: todo crente justificado será salvo no final.

Como os arminianos entendem a predestinação

Jacob Armínio (1560-1609) entende que é o homem quem escolhe crer em Jesus Cristo, por meio do qual nós recebemos a Salvação.

Na visão do teólogo neerlandês, todo o processo não pode ser simplesmente pré-determinado.

Os mesmos versículos são analisados pelos arminianos em três decisões-chave:

A expressão “saber de antemão” significa que Deus sabe antecipadamente sobre a decisão de cada pessoa de acreditar ou não. Ou seja, somos escolhidos porque acreditamos, não porque Deus nos escolheu para acreditar.

Em segundo lugar, os arminianos entendem que os indivíduos se tornam membros do Corpo de Cristo por meio de sua fé, uma decisão individual.

O terceiro ponto é que esse grupo teológico interpreta os versículos de Paulo e toda a Bíblia falam que os crentes têm a liberdade de recusar o dom que Deus nos oferece, ou seja, a escolha individual de escolher ou rejeitar a Deus e o que Ele desejou para cada um de nós.

Livros podem te ajudar a entender o que Bíblia diz sobre predestinação

O tema é complexo e exige um estudo detalhado sobre as duas linhas teológicas. Na livraria Gospel Goods você encontra livros interessantes sobre o que a Bíblia diz sobre predestinação na visão desses dois teólogos.

Se você quiser aprender mais sobre a visão calvinista, indicamos “Um estudo sobre João Calvino e seu legado”, de Joel Beeke, David Hall e Michel Haykin.

Em 352 páginas você vai aprender os principais ensinamentos do teólogo francês sobre a Trindade, na predestinação, no Espírito Santo, na justificação, na pregação, em missões, nos princípios de governo, no bem-estar social e no casamento.

Já no livro “Predestinação e Livre Arbítrio na Teologia de Jacó Armínio”, o autor Germano Soares Silva vai refletir sobre a visão teológica arminiana a respeito do Livre Arbítrio e da Predestinação.

São 120 páginas de estudo que te ajudarão a entender a interpretação de Armínio com linguagem simples.

Outro livro que pode te interessar é “Sobre Predestinação”, um estudo de John Knox, teólogo escocês que era amigo de João Calvino e conhecido como pai do presbiterianismo.

Nesse livro você encontra uma defesa apaixonada da doutrina da predestinação, com base bíblica e precisão argumentativa.

Comentários

2.070 respostas

  1. Pelo que eu entendi da leitura acima, a editora pende para a predestinação embora não se pronuncia abertamente. Como eu me inclino para o Arminianism, pois acho que na Predestinação tem alguns pensamentos que não aceito, pois se Deus ama a todos, não seria justo salvar alguns e mandar a maioria para o inferno, se está predestinado quem será salvo a morte de Cristo não tem sentido, o Pecado de Adão e Eva no Edem não muda nada etc, etc, etc. Baseado nesta contestação não tenho interesse nos livros da editora.

    1. Quem disse que Deus ama a todos? Deus odeia o pecado e odeia também o pecador. A queda do homem teve como consequência a morte física e eterna. O pecado é algo tão sério que foi necessário o próprio Deus, na pessoa do filho, se tornar carne e oferecer-se a si mesmo para expiar a culpa do homem. Desse modo, o amor de Deus se revela na pessoa de seu filho para que alguns sejam salvos, unicamente, por sua misericórdia. Se Deus quer salvar apenas alguns, isso cabe a ele. O homem não é o centro. Deus é o centro de todas as coisas. Uma pergunta: quantos anjos caídos serão salvos? Nenhum, porque não houve expiação pela culpa dos anjos. Isso não faz de Deus injusto por não querer salvar nenhum anjo caído. Da mesma forma, Deus não é injusto, por salvar apenas aqueles que ele predestinou para está com ele por toda a eternidade.

      1. Deus não é humano, Ele é espírito. Deus não pensa como nós. Quem somos nós para ficarmos questionando as atitudes de Deus?
        Ele criou tudo e faz tudo conforme a Sua vontade!

    2. Óbvio q a vinda de jesus é necessária para a predestinação, até pq o Deus Emanuel só ocorre após a morte de Cristo, o espírito santo só está no teu corpo pq Jesus veio e morreu por nós, não acreditar na predestinação é tipo falar que Deus não tem controle de quem vai e de quem não vai aceitar a ele, Deus sabe sim e é por meio do espírito santo, é só refletir um pouco mais a fundo, quando o escolhido peca ele sente uma dor que o leva em direção a Cristo, a pessoa que não é escolhido não sente essa dor, não a toa não são todas as pessoas que possuem o espírito santo.

    3. Meu irmão em sua fala você diz que Deus está mandando pessoas para o Inferno e mandando outros para o céu. Isso e uma inverdade a doutrina da predestinação e muito além disso eu e você todos já estávamos condenados ao inferno Deus só está tirando gente de lá a não há como lutar contra a vontade soberana de Deus logo eu não eu jamais aceitaria jesus e ele que me aceita

  2. O cristão que tem a convicção da sua salvação deve viver de acordo com a sua vocação. O fato de Deus, por sua misericórdia, escolher alguém, não significa que esse escolhido vai andar de qualquer forma. Pelo contrário, ele vai andar como salvo e praticar atos de justiça, não para ser salvo, mas porque é salvo unicamente por mérito de Cristo. Estamos na era da meritocracia. E esse pensamento difundido está arraigado na mente de muitos cristãos que acham que precisam fazer algo para alcançar a salvação. Cristo pagou o preço para a nossa salvação. Nos resta, tão somente, andar em seus caminhos para a gloria dele. Sermos gratos pela nossa salvação. Não andarmos segundo os prazeres desse mundo, mas segundo a santidade de Deus, porque somos dele. Criados por ele e para ele, segundo seu eterno propósito. Então, o cristão que acha que deve ser santo para ser salvo está enganado. O pensamento do catolicismo romano ainda está arraigado no pensamento desse cristão: praticar boas obras para se salvar. Isso é anular todo o sacrifício de Cristo. A santificação é consequência da salvação em Cristo.

  3. Cara na minha humilde opinião eu vejo a predestinação um ato do amor de Deus, numa humanidade caída que merece a morte eterna ele olha pra nós e decide salvar uma parte dessa humanidade, assim separando já o seu povo escolhido por ele, por que por nossa vontade nunca escolheriamos Deus, temos uma inclinação gigante para o pecado, dessa forma só uma intervenção dívida para mudar nossa realidade totalmente depravada e assim olhar para Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook