Opinião: O caso Mamãe Falei e o conselho bíblico que ensina a frear a língua

Pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, o deputado estadual Arthur do Val viu todo o seu futuro político ruir ao ter um áudio vazado com declarações anti-éticas sobre as mulheres ucranianas.

Você com certeza ficou sabendo desse caso que por mais de uma semana foi veiculado nos principais meios de comunicação do país.

Sem religião, o parlamentar liberal poderia ter se livrado de uma situação como essa se tivesse aprendido algumas lições bíblicas que nos alertam sobre os perigos da língua.

Sem criar juízo de valor sobre o caso, que terá vários desdobramentos como a possível cassação do parlamentar, queremos te lembrar sobre esses ensinamentos bíblicos que podem te ajudar a evitar situações semelhantes.

Renove sua mente

A boca fala do que o coração está cheio. E nos dias atuais é fácil se contaminar com as coisas do mundo e se distanciar do propósito original que Deus planejou para sua vida.

Arthur do Val saiu do Brasil com a proposta de ajudar os ucranianos com a guerra contra a Rússia. Fez vários vídeos e diz até que ajudou os locais a montarem coquetéis molotov.

Mas o propósito original da viagem acabou com um escândalo internacional que ganhou repercussão negativa envolvendo turismo sexual.

Talvez você também esteja se desviando do seu propósito original e deixando com que as coisas do mundo te coloque do lado oposto ao que Deus traçou para sua história.

“Não se conforme com o padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente . Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus—sua boa, agradável e perfeita vontade”, Romanos 12:2.

Sente que está longe do seu chamado? Então aprenda a transformar sua mente agora mesmo com esses cinco passos:

  1. Leia uma passagem da Bíblia e escreva em um caderno o que o Espírito Santo coloca em seu coração sobre isso;
  2. Medite na palavra;
  3. Memorize as Escrituras;
  4. Fale a palavra de Deus em voz alta; e
  5. Tenha acompanhamento de uma autoridade espiritual para te ajudar na caminhada.

Uma vida de leitura bíblica é importante para preencher a sua alma. Se a boca fala do que está cheio o coração, quanto mais coisas boas preencherem seus pensamentos, melhores serão as palavras que sairão da sua boca.

O poder da língua para o bem e para o mal

A seguir você verá 15 versículos que falam sobre o poder da língua, mas um deles é muito especial e você precisa meditar nele com mais frequência: “A morte e a vida estão no poder da língua, e os que a amam comerão dos seus frutos”. Provérbios 18:21.

Voltando ao exemplo do deputado, você percebe que a língua o fez ter a morte em vários projetos políticos? Agora avalie a sua vida e veja se você já não teve sonhos e projetos mortos por não conseguir controlar a própria língua.

São conselhos sábios como esse que podem guiar a sua vida para um futuro de bençãos, por isso comece agora mesmo a pensar nas Escrituras, estudá-la e mudar a forma como você tem agido para que seus projetos possam prosperar.

15 versículos sobre o poder da língua

A língua dos justos é prata escolhida, mas o coração dos ímpios quase não tem valor. – Provérbios 10:20

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. – Provérbios 13:3

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. – Provérbios 16:24

Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela. – Provérbios 18:19

Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. – Provérbios 18:20

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. – Provérbios 18:21

Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele. – Provérbios 29:20

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. – Efésios 4:29

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! – Tiago 1:26

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. – Colossenses 3:8

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. – Colossenses 4:6

Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. – Mateus 12:37

Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. – Mateus 12:36

Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. – 1 Pedro 3:9

Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. – Tiago 3:6

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook