Como liderar pequenos grupos na sua igreja

As restrições causadas pela pandemia de Covid-19 fortaleceram um ministério que em muitas igrejas não ganhava a atenção merecida: os pequenos grupos.

Segundo dados de uma pesquisa do The Invisible College, a realização de reuniões de pequenos grupos remotos foi uma das soluções encontradas pelas igrejas que precisaram fechar suas portas entre os anos de 2020 e 2021.

Com estes grupos formados, é hora de aprender como trabalhar com essas pessoas e liderar a equipe.

Para te ajudar a enfrentar este desafio global – pois há estudos estrangeiros sobre a importância dos pequenos grupos na igreja pós-pandemia – encontramos dicas importantes para quem se tornou líder de grupos domésticos e quer aprender como se portar diante deste novo desafio ministerial.

Principais desafios dos pequenos grupos

Com mais igrejas investindo neste tipo de ajuntamento, mais pessoas serão levantadas como líderes das células e precisarão entender os desafios que encontrarão pela frente.

Como todo ministério, as dificuldades surgem e quem está preparado para elas acaba conseguindo se sair melhor diante desses problemas que são inevitáveis.

Um dos principais problemas que um líder de pequenos grupos vai encontrar é saber corresponder com todas as expectativas dos participantes.

Há pessoas que participam das células para buscar aconselhamento matrimonial, outras para aprender mais sobre a Bíblia, outros em busca de discipulado… são muitas as motivações e saber identificá-las é fundamental.

Para enfrentar o desafio da expectativa, peça a todos que compartilhem por que decidiram participar da célula e o que esperam conseguir com isso. Em seguida, estabeleça um conjunto de expectativas e valores compartilhados que guiarão o grupo.

Outro desafio será o da comunicação, por isso, seja claro e objetivo sobre o que pode e o que não pode durante a reunião. Estabelecer regras de engajamento traz liberdade com limites saudáveis ​​para criar locais seguros para conversas construtivas.

Mas entre todos os desafios, o principal deles será conectar os participantes do grupo. Toda reunião tem pessoas mais pensadores e antenados, extrovertidos e introvertidos, otimistas e pessimistas, entre tantas outras diferenças que podem gerar conflitos entre os participantes.

Para evitar que problemas de comunicação se instalem, peça para que as pessoas compartilhem suas histórias e busque conectá-las pelos que elas possuem em comum, nem que isso seja apenas buscar a Deus.

Como ser um líder melhor

Liderar não é fácil e quando pensamos em pequenos grupos religiosos, é preciso estar muito preparado para assumir tal posição.

Mas não tenha medo! Deus irá te capacitar para exercer este chamado, mas se prepare para dar o seu melhor e oferecer um ambiente saudável e proveitoso para quem quer conhecer mais sobre Jesus, sobre a Bíblia e sobre o que é ser cristão.

Seu trabalho como líder não é consertar a bagunça, mas criar um lugar seguro para que ela seja trazida à luz e um lugar estimulante para o crescimento e a cura acontecerem.

Converse com um pastor, um pastor ou treinador de um pequeno grupo ou um líder mais experiente que tenha experiência que possa ser útil.

Não tente ser um salvador ou terapeuta dos membros, mas comunique o amor incondicional, esteja presente e procure oportunidades para que todos cresçam por meio do grupo.

Uma boa maneira de aprender mais sobre este ministério é consumir livros sobre o assunto.

Aqui na livraria Gospel Goods nós podemos indicar livros interessantes que merecem sua atenção.

São eles:

Pequenos Grupos – Dietmar Wimmersberger
Conduzindo pequenos grupos – Colin Marshall
Liderança de Pequenos Grupos com Propósitos – Steve Gladen
Discipulado – Dietrich Bonhoeffer
Formação do Discipulador – Tiago Cavalcanti Alves
Fé ativa – J. I. Packer
Um Tipo Certo: Discipulado intencional que redefine o sucesso no ministério – Edmundo Chan

5 dicas para líderes de pequenos grupos

1- Ore pelo grupo diariamente

Mantenha um diário de oração perto de você, pode ser no seu smartphone, tablet ou bloco de notas.

À medida que surgirem pedidos de oração, louvores ou preocupações, anote-os. Ore por esses itens ao longo da semana e, quando pensar nisso, envie uma mensagem de texto ou e-mail para aqueles por quem está orando para que eles se lembrem do quanto você se importa.

2- Mantenha contato com as pessoas

Entre em contato com os membros do grupo regularmente. Caso perceba que alguém tem faltado com frequência, tente entender os motivos.

Alguns softwares voltados para igrejas oferecem opções de comunicação automatizada para pequenos grupos, essa pode ser uma alternativa para te ajudar a gerir o grupo, enviando mensagens, incentivando-os a estarem na reunião e muito mais.

3- Se prepare para a reunião

Prepare um ambiente acolhedor, crie uma playlist com canções, tenha anotações sobre o que será dito e mantenha o foco.

Ao ministrar, faça com que as pessoas participem no lugar de falar sozinho durante todo o tempo.

4- Esteja comprometido com o crescimento espiritual dos membros

A célula tem como objetivo promover o crescimento espiritual dos membros. Seu trabalho, como líder, é promover um ambiente onde isso possa acontecer.

O que você está fazendo para facilitar seu próprio desenvolvimento espiritual?

5- Passe tempo com membros fora das reuniões

Não importa qual seja o tema ou atividade, procure formas de estreitar os laços entre você e os membros da célula.

Pode ser gerar momentos de diversão como ir ao cinema, praticar um esporte, tomar um café, enfim… mas lembre-se de que o objetivo é aproximar os membros e estimular a boa convivência entre eles.

Tenha foco no seu chamado

Existem muitas outras maneiras de se tornar um grande líder de Pequeno Grupo. As ações listadas acima apresentam apenas algumas maneiras de ajudá-lo a crescer em sua função.

Quanto mais você se dedicar ao ministério e busca em Deus se tornar um líder melhor, o processo se tornará mais simples e renderá resultados como o crescimento do grupo, a formação de novos líderes dentro do grupo, novas conversões, milagres e curas.

Comentários

Uma resposta

  1. Bom Dia. Foi muito interessante saber as explicações sobre liderança de pequeno grupo. Sou líder de idosos. E foi muito útil a matéria pra mim. Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook