Como ler a Bíblia toda em um ano

Bíblia

Ler a Bíblia toda em um ano é uma meta de muitos cristãos, até mesmo daqueles que já completaram a leitura uma, duas, três e até mais vezes.

Como as Escrituras fazem parte da nossa rotina, se envolver com a leitura e aprender tudo o que está escrito no Livro inspirado por Deus é a melhor forma de entender a religião e praticá-la.

De Gênesis ao Apocalipse temos histórias que nos levam desde a criação do Mundo, até a promessa de vida eterna e da Volta de Cristo, um dos maiores pilares do Cristianismo.

Se você quer aprender como tornar a leitura da Bíblia uma rotina no seu dia, acompanhe este artigo que nós vamos te ensinar.

Por que devemos ler a Bíblia inteira?

O grande plano de redenção escrito por Deus para os homens é descrito de Gênesis ao Apocalipse.

Para entender como chegamos aqui e para onde vamos, é muito importante conhecer os 66 livros da Bíblia.

Se comprometer a ler a Bíblia em um ano é a melhor forma de aprender essas histórias e se conectar com Deus.

O interessante é que ao ler os livros bíblicos podemos perceber pontos importantes para a história abrangente que Deus criou.

No Antigo Testamento, mais do que história, podemos entender que tudo já apontava para Jesus.

Para te inspirar a começar agora mesmo um plano para ler a Bíblia toda em um ano, vamos listar algumas razões pelas quais devemos ler as Escrituras.

Compreender a história

Muitos consideram que ler o Antigo Testamento pode ser evitado, por se tratar do tempo da lei, enquanto que o Novo Testamento é o tempo da graça.

Também vemos muitas pessoas dizerem que o Antigo Testamento é confuso e cansativo de ler.

Mas para compreender a história, é preciso aprender tudo que os livros bíblicos contam, ensinam e sugerem como estilo de vida.

Quando você lê a Bíblia inteira, livro por livro, consegue compreender melhor a linha do tempo da história.

Ter um tempo de conexão com Deus

Tirar alguns minutos diários para passar tempo lendo a Palavra de Deus deve se tornar um hábito na vida de todo cristão.

Mais do que uma rotina, trata-se de criar um relacionamento com o nosso Salvador de forma intencional, buscando no Espírito Santo a revelação de cada livro lido.

Por isso, comece o quanto antes a iniciar o seu plano de leitura, pois assim conseguirá terminar logo essa experiência incrível que é ler a Bíblia toda em um ano.

Para isso, se comprometa a dar o melhor de si para não pular os versículos, capítulos ou livros que julgar difíceis de entender.

Deixe Deus lhe mostrar quão suficiente e capaz é cada palavra e cada uma das páginas.

Interprete a Palavra de Deus

Ler a Bíblia inteira e ver como ela é importante, nos ajuda a entender e interpretar melhor a Palavra de Deus.

Quantas vezes você já confundiu as histórias? Trocou personagens ou simplesmente não entendeu como uma coisa chegou à outra?

Quanto melhor conhecermos o enredo da Bíblia e Deus, o personagem principal e Salvador, mais conscientes estaremos do contexto de cada passagem.

Ler a Bíblia em um ano vai te levar por um caminho de conhecimento e interpretação correta para que possamos verdadeiramente glorificar a Deus, ensinar a outros a Sua verdade e impedir que nossas mentes acreditem em mentiras.

3 dicas para ler a Bíblia toda em um ano

Quer ter a experiência de ler a Bíblia toda em um ano? Nós vamos te mostrar três formas muito interessantes de tornar este plano possível.

E não se preocupe se não começou a leitura no dia 1º de janeiro… O ideal é começar agora e terminar dentro de 365 dias, independentemente da data.

Se organize

Organização é importante para poder cumprir o prazo estipulado para finalizar os 1.189 capítulos da Bíblia.

Você vai precisar ler de dois a quatro capítulos diariamente para poder ler a Bíblia toda em um ano.

Manter um calendário por perto para acompanhar o progresso é muito interessante.

Neste tempo de organização, vale investir em Bíblias que trazem planos anuais de leitura como material extra ou até mesmo conhecer a Bíblia 365 que foi planejada já fazendo a divisão dos capítulos por dia. Fica muito mais fácil completar o cronograma.

Prefere recursos tecnológicos? Há vários aplicativos com programas de leitura anual da Bíblia para te ajudar neste processo de organização, separando para você quais são os capítulos que devem ser lidos por dia.

Escolha uma tradução simples

Cada Bíblia tem um estilo de tradução, as que trazem linguagens mais atuais são mais fáceis de entender e a leitura vai fluir melhor.

A Palavra de Deus é uma leitura complexa, para que você não desista no meio do caminho é importante ter uma tradução atualizada que fará o processo se tornar mais simples e constante.

Uma sugestão de traduções para este projeto são: Nova Versão Internacional (NVI) e Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH).

Quer conhecer as diferenças entre elas? Aqui no Gospel Goods você encontra um post completo sobre essas diferenças e ainda temos uma ferramenta incrível que compara as traduções.

Funciona assim: você escolhe as versões de seu interesse e então compara para encontrar qual delas oferece a linguagem que melhor te traz compreensão do que está escrito.

Você perceberá que há muitas versões bíblicas com uma linguagem erudita, como é o caso da Almeida Corrigida Fiel (ACF), enquanto outras são mais atuais e, por ser próximo ao português que usamos hoje, fica mais fácil de ler e entender, como são as versões NVI e NTLH. Conheça essa ferramenta aqui e faça o teste.

Convide amigos para esta caminhada

Você pode criar um grupo de amigos para que juntos façam esse propósito de ler a Bíblia em um ano.

Pode ser amigo, família, grupo de jovens da igreja, entre outras conjunções possíveis.

A ideia é que todos estejam com a mesma missão de terminar os 66 livros da Bíblia dentro do prazo de um ano.

Ao longo do tempo, um vai animar aquele que está quase desistindo, vai poder dividir inspirações que tiveram na leitura, tirar dúvidas e tornar a leitura muito mais interessante.

Conclusão

É possível ler a Bíblia toda em um ano e não faltam motivos e formas para você começar agora mesmo neste projeto.

Tenha clareza de que essa experiência irá transformar a sua vida e a forma como você se relaciona com a Palavra de Deus.

Está disposto a vivenciar essa transformação? Acesse nosso site e confira as bíblias com planos de leitura anual e adquira o material que irá te guiar nesta jornada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook