110 anos da Igreja Assembléia de Deus

Em 2021 a Igreja Assembleia de Deus completa 110 anos, um marco não apenas para os assembleianos, mas para toda a história do país.

Para se ter uma ideia da importância dessa denominação, saiba que a igreja possui 22,5 milhões de membros em todo o país.

São homens e mulheres de todos os estados que frequentam as mais de 389 mil igrejas da Assembleia que estão espalhadas de Norte a Sul do Brasil.

Comemorar os 110 anos da igreja é hoje não apenas uma questão religiosa, mas também política e social dada a importância que a denominação passou a ter na sociedade brasileira.

É por isso que as festividades pelo aniversário da igreja não são feitas apenas dentro dos templos, mas também em ambientes políticos como Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e até mesmo no Congresso Nacional.

Igreja Assembleia de Deus e a cidade de Belém

Por ter sido fundada em Belém (PA), a Igreja Assembleia de Deus contribuiu muito para o desenvolvimento da própria cidade.

É lá que encontramos o Museu Nacional da Assembleia de Deus que tem um acervo muito interessante sobre os primórdios da denominação.

O Museu da Assembleia de Deus foi inaugurado em 1994 e teve como idealizadora Ester Gouveia, esposa do pastor Firmino Gouveia, um dos pioneiros da Igreja em Belém.

Para quem não sabe, todas as peças e documentos que estão expostos no Museu foram cedidos pelas famílias dos primeiros pastores e pela própria comunidade assembleiana.

Entre os itens que você encontrará no Museu podemos citar  a primeira edição da partitura da Harpa Cristã, um material muito interessante para quem é da área de música.

Outro item interessante é a linha do tempo que retrata a história da Assembleia de Deus, desde a chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren até os dias atuais.

O imóvel onde o Museu foi construído é uma réplica da casa da irmã Celina Albuquerque, a primeira pessoa batizada com o Espírito Santo no Brasil.

O Museu da Igreja Assembleia de Deus está localizado na Rua João Diogo, 221, em Belém do Pará.

Outro ponto turístico que todo assembleiano deve conhecer pelo menos uma vez na vida é o Centro de Convenções Centenário das Assembleias de Deus, um espaço para eventos com capacidade para receber 20 mil pessoas.

O Centro de Convenções está localizado na Avenida Augusto Montenegro, 12.613

Comemorações pelos 110 anos das Assembleias de Deus

Em épocas de pandemia, ficam interrompidas algumas comemorações de aniversário da igreja. Tanto os ministérios do Belém, quanto o de Madureira realizam festividades anualmente para celebrar a fundação da Igreja-Mãe.

A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) realizará este ano vários cultos de ação de graça para celebrar os 110 anos.

As reuniões presenciais serão limitadas em razão dos decretos de isolamento social em virtude da pandemia. Mas todos os cultos serão transmitidos pelas redes sociais da CGADB.

As comemorações deste ano acontecerão nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Belém (PA).

Resumo da história da Igreja Assembleia de Deus no Brasil

Em 18 de junho de 1911 foi fundada a Igreja Assembleia de Deus, um ministério pequeno que estava sendo plantado e regado com muito cuidado pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.

A dupla chegou à capital do estado do Pará, Belém, em 19 de novembro de 1910 trazendo consigo um chamado para impactar o Brasil com a doutrina do Espírito Santo.

Vindos dos Estados Unidos, os missionários já estavam envolvidos com as manifestações do Espírito Santo, uma doutrina que não era bem aceita na denominação que eles frequentavam, no caso, a Igreja Batista norte-americana.

Por aqui essa questão também trouxe divisão e, em um primeiro momento, o grupo se desligou da Igreja Batista e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica.

Só em 1918 é que o nome Assembleia de Deus foi oficializado por sugestão do missionário Gunnar Vingren.

Assim, aquele ministério que se iniciou com dois missionários cheios do poder de Deus se transformou hoje na maior denominação evangélica do Brasil.

Livros que falam mais sobre as Assembleias de Deus no Brasil

Se você é assembleiano ou apenas tem interesse em saber mais sobre a história da Igreja Assembleia de Deus, há alguns livros interessantes que poderão te oferecer informações relevantes sobre a denominação.

Separamos algumas publicações que te farão entender melhor sobre a história e a visão teológica da igreja.

Com certeza você aumentará os seus conhecimentos sobre a denominação que é tão importante para os cristãos brasileiros.

Você também vai encontrar obras que irão te ajudar a entender a teologia seguida pelas Assembleias, no caso, o arminianismo.

Também indicamos uma obra que fala sobre a missão pentecostal. Sem uma visão missionária, a igreja não teria alcançado tantos brasileiros, não é mesmo?

Confira:

Declaração de Fé das Assembleias de Deus

Que tal aprender todas as crenças e práticas das Assembleias de Deus no Brasil?

No livro “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”, lançado pela CPAD, você consegue entender todos os pontos principais sobre a denominação.

Bíblia Assembleia de Deus

Outro livro muito interessante para ter em casa é a “Bíblia Assembleia de Deus”, que traz um apanhado geral sobre a denominação.

Além dos livros da Bíblia, você encontra a área “Quem Somos”, com informações sobre a denominação centenária.

O leitor também encontrará o resumo da Declaração de Fé das Assembleias de Deus para entender os principais pontos e crenças da igreja.

Arminianismo Puro e Simples

Em “Arminianismo Puro e Simples”, de Jamierson Oliveira, você entenderá porque todo assembleiano é um arminiano, conhecendo a fundo o que isso quer dizer.

O livro expõe de forma coerente todo o posicionamento arminiano, contribuindo assim para o conhecimento verdadeiro sobre o que é e no que se baseia esse conceito de fé.

A Força Pentecostal em Missões

Com certeza a Assembleia de Deus não teria chegado tão longe se não tivesse as missões como base do ministério.

É essa base que você aprenderá no livro “A Força Pentecostal em Missões”, de Paul A. Pomerville,  analisa desde suas origens históricas até o fenômeno mundial que é o pentecostalismo.

Comentários

2 respostas

  1. A assembleia de Deus no Brasil tem uma história belíssima e motivante para todos aqueles entendem o chamado do Senhor da igreja, hoje ao completar seus 110 anos vemos o importante foi a obediência a chamada dos missionários Daniel Berg e Gunnar vingren sem o qual não existiriamos como igreja institucional, parabéns pra todos nós assembleianos.!!!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Grupo de descontos

Entre em nosso grupo de descontos no Whatsapp e receba ofertas exclusivas e novidades:

(este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar)

Sobre a Gospel Goods

Este é o blog da Gospel Goods, a melhor livraria cristã para livros evangélicos, bíblias, teologia, etc.

Nosso objetivo é oferecer livros e bíblias para edificar você, sua família, seu ministério e sua igreja.

Clique aqui e visite nossa loja virtual.

Siga-nos no Facebook